Gestão de fornecedores

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Como escolher um SRM? 9 critérios que não podem faltar!

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

Escrito por Leo Cavalcanti

29 de abril de 2024

29 de abril de 2024

29 de abril de 2024

Descobrir como escolher um SRM (Supplier Relationship Management) confiável, seguro e preciso é a melhor maneira de aproveitar bem o dinheiro investido nessa ferramenta e ter resultados melhores com o uso desse recurso.

Com tantas opções disponíveis no mercado, na hora de decidir qual contratar para sua empresa, é fundamental analisar alguns critérios. Entre os mais importantes estão: facilidade de uso e integração com outros sistemas, escalabilidade, segurança, custo-benefício, suporte, reputação e referências.

A partir do momento que tiver nas mãos o sistema ideal para fazer a gestão de relacionamento dos seus fornecedores, poderá usufruir de vantagens como mitigação de riscos, aumento na qualidade de produtos/serviços, conformidade e muitos mais.

Tudo isso, junto, leva à entrega de soluções muito melhores para os clientes finais — aqui, vale destacar que, quanto mais satisfeitos os consumidores estiverem, maiores as chances do seu negócio vender mais e aumentar a lucratividade.

Achou interessante? Veja, agora, como escolher um SRM para a sua empresa a partir da análise de nove critérios principais.

O que é Supplier Relationship Management (SRM)?

SRM é a sigla para o termo em inglês Supplier Relationship Management, que, na tradução para o português, significa Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Trata-se de um sistema que reúne todas as informações sobre a rede de abastecimento de uma empresa e facilita seu gerenciamento.

Com essa ferramenta, é possível realizar diversas tarefas relacionadas à gestão de fornecedores, tais como:

  • homologação;

  • análise e aprovação de cadastros;

  • acompanhamento de desempenho desses parceiros comerciais;

  • automatização de tarefas;

  • entre outras atividades.

Se, na hora de escolher um SRM, você optar por um integrado, terá a possibilidade de vinculá-lo a outros sistemas que já são utilizados na sua empresa, a exemplo de ERP e softwares de compras.

Ao fazer isso, seu dia a dia e o do time de compras e procurement fica muito mais fácil, prático, ágil e preciso.

Veja no vídeo abaixo, com Leo Cavalcanti, CEO e cofundador da Linkana, mais detalhes sobre o que é um SRM e como funciona esse tipo de sistema.

Quais devem ser as funcionalidades e os recursos de um SRM?

Para saber como escolher um SRM realmente completo, um dos primeiros passos é conhecer quais funcionalidades uma solução como essa precisa ter.

Entre as que não podem faltar, estão:

  • homologação de fornecedores: é fundamental que esse sistema simplifique o processo de qualificação, análise e fluxo de aprovação de fornecedores;

  • cadastro integrado: a ideia é otimizar o processo de registro e bloqueio de fornecedores por meio da automatização da coleta e validação de informações de forma integrada ao ERP que sua empresa já utiliza;

  • monitoramento automático: essencial para controlar atualizações e vencimentos de informações automaticamente. Também deve contar com alertas de pendências com envio em tempo real;

  • categorias e scores customizáveis: para segmentar os grupos de fornecedores do seu negócio de acordo com a necessidade de gestão;

  • fluxos de aprovação automáticos: recurso que evita que alguma análise importante deixe de ser realizada, além de otimizar a rotina dos profissionais de compras e procurement;

  • integrações e conectores flexíveis: por meio de APIs que facilitam a conexão com outros sistemas e fontes externas de dados.

A Linkana é um SRM que conta com todas essas funcionalidades e, ainda assim, é simples de ser usado, prático, moderno e integrado. 

10 benefícios de usar um SRM

Não há como escolher um SRM sem antes saber os benefícios que o uso dessa ferramenta pode trazer para sua empresa, concorda? 

Entre os diversos pontos positivos desse recurso, os que mais se destacam são:

  • aumento da eficiência dos processos;

  • contratação de fornecedores mais qualificados;

  • melhora do relacionamento com os fornecedores;

  • aprimoramento da gestão de riscos;

  • tomadas de decisão mais precisas;

  • ampliação da visibilidade de rede de abastecimento;

  • garantia de conformidade;

  • potencial para redução de custos;

  • aumento do nível de satisfação dos clientes finais;

  • conquista de um importante diferencial competitivo.

Veja, abaixo, detalhes de cada um.

1. Aumento da eficiência dos processos

Por ser uma solução de automação, diversas tarefas repetitivas, que antes eram feitas manualmente, passam a ser realizadas de forma automática. Isso reduz o tempo gasto nas atividades, os erros e, por isso, deixa tudo muito mais eficiente.

Além disso, os profissionais de compra e procurement ficam livres para se dedicar a outras atividades importantes dessa área, como construir um relacionamento estratégico com os fornecedores.

2. Contratação de fornecedores mais qualificados

Esse sistema facilita a análise e aprovação dos cadastros dos fornecedores, o que ajuda a encontrar os mais qualificados para atender às necessidades de abastecimento do negócio.

Como resultado, você estará comprando produtos ou contratando serviços com muito mais qualidade. E isso reflete diretamente nas soluções que vende para seus clientes finais.

3. Melhora do relacionamento com os fornecedores

Uma das funcionalidades do Supplier Relationship Management é controlar documentos, certificações e licenças e apontar seus vencimentos. Isso evita pedidos de renovações desnecessárias ou antes do tempo, situação que pode desgastar o relacionamento comercial e comprometê-lo.

4. Aprimoramento da gestão de riscos

Centralizar todas as informações dos fornecedores em um único sistema facilita a identificação de potenciais riscos que essa parceria pode trazer para sua empresa, tais como os ambientais, de fornecimento, financeiros e vários outros.

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5. Tomadas de decisão mais precisas

Tomadas de decisão baseadas em dados são muito mais precisas, pois deixam totalmente de lado os achismos. Um SRM também ajuda você com isso por gerar relatórios com informações que podem ser usadas para embasar suas deliberações e escolhas.

6. Ampliação da visibilidade de rede de abastecimento

O SRM reúne em um único espaço digital todos os cadastros dos fornecedores. Isso ajuda a identificar, por exemplo, qual empresa fornecedora tem o melhor prazo de entrega, de pagamento ou oferece o melhor custo-benefício para o tipo de abastecimento que seu negócio precisa.

7. Garantia de conformidade

A análise automática de fornecedores evita que documentos importantes deixem de ser solicitados e analisados. Essa verificação, por sua vez, protege sua empresa de riscos jurídicos e garante que continue funcionando em conformidade com as leis e normas vigentes.

Dica de leitura: "Descubra problemas de compliance em fornecedores que podem afetar sua empresa"

8. Potencial para redução de custos

Outra das vantagens de aprender a como escolher um SRM é que, levando o sistema certo para a empresa, você tem a chance de melhorar a negociação com os fornecedores.

Como terá uma visão geral de todos que estão na sua base, fica mais fácil comparar preços, sem deixar de avaliar também a qualidade. Com isso, pode reduzir os valores gastos com abastecimento e, até mesmo, aumentar a margem de lucro.

9. Aumento do nível de satisfação dos clientes finais

Mais qualidade em matérias-primas, insumos e serviços, significa também mais qualidade nas soluções que sua empresa vende para os clientes finais. 

Esse resultado os deixará mais satisfeitos e, como consequência, a tendência é comprarem mais do seu negócio, o que também leva ao aumento da lucratividade.

10. Conquista de um importante diferencial competitivo

Com mais público, sua marca se destaca no mercado e se torna mais competitiva. Esse posicionamento é ainda mais relevante quando você consegue trabalhar com preços finais menores, decorrente da redução de custos com abastecimento. 

Qual a diferença entre CRM e SRM?

No processo de descobrir como escolher um SRM, possivelmente você encontrará outra sigla: CRM. Apesar de serem parecidas, elas se referem a ferramentas diferentes.

Como comentamos, SRM significa Supplier Relationship Management, sendo um sistema voltado para a gestão de relacionamento com fornecedores. 

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management, que quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Como você pôde ver, um tem como foco aprimorar o gerenciamento de parceiros comerciais necessários para garantir o fluxo de abastecimento de um negócio. O outro, por sua vez, melhora a relação com consumidores ao centralizar diversas informações sobre eles e viabilizar a identificação de boas oportunidades de negócios.

Como escolher um SRM? 9 critérios

Com tudo isso em mente, fica mais fácil entender como escolher um SRM. E os critérios que não podem faltar na sua avaliação para encontrar o melhor sistema de gestão de relacionamento com fornecedores são:

  1. funcionalidade;

  2. integração;

  3. escalabilidade;

  4. usabilidade;

  5. segurança;

  6. suporte;

  7. reputação;

  8. referências;

  9. custo-benefício.

Confira, abaixo, detalhes de cada um desses parâmetros de análise.

1. Funcionalidade

Confirme se o SRM que pretende contratar conta com as funcionalidades que listamos anteriormente, tais como recursos para homologação automática de fornecedores e integração de cadastro com outros sistemas. Quanto mais completo for, melhor para a rotina do seu negócio.

2. Integração

Seus funcionários não usam apenas um sistema para realizar as tarefas do dia a dia, não é mesmo? Então, porque não aproveitar o que já está cadastrado em outros softwares e integrá-los ao de gestão de fornecedores? 

Na hora de escolher um SRM, verifique se ele se conecta com outras soluções, especialmente ERP e sistemas de compras.

3. Escalabilidade

Ao passo que sua empresa cresce, a tendência é o número de fornecedores aumentar na mesma proporção. Um bom SRM deve acompanhar essa evolução e ter a capacidade para absorver novos cadastros e análises à medida que sua base de empresas fornecedoras aumenta.

4. Usabilidade

Não basta ter diversas funções, ser integrável e escalável, mas difícil de ser usado. Portanto, ao escolher um SRM, confira sua usabilidade. Veja se é simples de manusear, intuitivo e quanto pode contribuir com a rotina dos profissionais de compras.

5. Segurança

Lembre-se que estará trabalhando com dados de diversas empresas, o que exige boas camadas de segurança para protegê-los, evitando vazamento e uso indevido das informações.

Sobre isso, é fundamental verificar quais camadas de proteção o SRM oferece, tais como criptografia e, principalmente, se atende às bases legais da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados.

6. Suporte

Quais canais de contato você e seu time podem acionar se tiverem problemas com o Supplier Relationship Management? Essa é uma resposta importante, porque dificuldades em falar com o suporte do sistema podem atrasar a contratação de fornecedores e, com isso, comprometer o fluxo de abastecimento do seu negócio.

7. Reputação

Analise também como o mercado vê o SRM que pretende contratar. Por exemplo, há registros em sites de reclamação? Se sim, como são as tratativas aos apontamentos feitos? 

Fazer essa verificação é uma forma de proteger seu negócio de problemas futuros relacionados a esse sistema, como falta de suporte ou mesmo vazamento de dados.

8. Referências

Outra forma de avaliar a reputação do SRM é pesquisando quais empresas utilizam ou já utilizaram a solução. Isso mostra a credibilidade da solução e quanto ela é funcional. 

A Linkana, por exemplo, já é utilizada pelos maiores compradores do Brasil, como Ambev, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Suzano, Nubank, XP e Mondelez.

9. Custo-benefício

E, fechando a nossa lista de critérios, está a comparação dos valores cobrados para a contratação desse sistema. Quando fizer essa análise, não foque na solução mais barata, mas, sim, na que oferece o melhor custo-benefício. 

A ideia, aqui, é avaliar se os recursos oferecidos são compatíveis com o preço cobrado e, principalmente, se a oferta está alinhada com as necessidades de gestão e orçamento da sua empresa.

Agora que você sabe como escolher um SRM, resta apenas descobrir qual é o melhor do mercado. Veja essa resposta a seguir!

Qual o melhor Supplier Relationship Management do mercado?

A Linkana é o SRM do futuro. Economize tempo na homologação de fornecedores, automatizando e integrando aprovações de maneira simples e rápida.

Portais e sistemas legados de fornecedores tornam as decisões em compras ineficientes e inseguras. Substitua cadastros e dados obsoletos e conheça a solução moderna de SRM que está definido o novo padrão de qualidade para softwares de procurement.

Somos uma empresa Scale-up Endeavor e investida pela Y Combinator (W20), Latitud e Plug N Play. Também já fomos citados em rankings como o 100 Startups to Watch, 100 Open Startups e Top 500 Latka Fastest Growing SaaS Companies.

Por que a Linkana?

A Linkana se destaca de outros SRMs do mercado por inúmeros motivos. Confira!

  • MODERNA → utilizamos das principais tecnologias para automatizar a coleta e validação de informações coletadas de fornecedores, otimizando o onboarding e a atualização de cadastros.

  • SIMPLES → padronizamos sua homologação de fornecedores de acordo com as melhores práticas de mercado, te ajudando a economizar tempo na configuração dos seus processos de aprovações de maneira flexível e prática.

  • INTEGRADA → conectamos seu sistema legado, ERP ou e-procurement com o SRM, tornando nossa solução sua fonte única de dados de fornecedores, dinâmica e 100% integrada em questão de dias.

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